#4 - Qual a diferença entre as terapias?


Muitas pessoas devem se perguntar: “Diante de tantas técnicas ou métodos terapêuticos, como vou saber o que é melhor para mim? Qual a diferença entre eles?”


Realmente quando se propõe a uma terapia essa pergunta pode até desmotivar a busca. A pergunta não tem uma resposta simples porque são séculos de estudos e as ciências avançando para proporcionar cada vez mais alternativas aos conflitos e as necessidades humanas.


Podemos dizer que a maior parte das pessoas deverá responder a diferentes tipos de terapias, mas algumas precisarão buscar mais opções. Essas escolhas devem levar em consideração a maneira como essa pessoa melhor expressa seus conflitos, o tipo de limitações ou os objetivos específicos que o fazem buscar terapias, a disponibilidade de tempo e desejo, grau de sofrimento e a resposta a terapias.


Algumas técnicas como o coaching e a meditação não entram na categoria de terapia, mas se propõe a desenvolver áreas especificas da vida e de alguma forma podem apresentar efeitos terapêuticos. Terapia Ocupacional, Arteterapia e Coaching lançam mão de ferramentas para além da palavra, propõe outras estratégias para expressão e busca de efeitos terapêuticos.


No vídeo do psicanalista e professor Christian Dunker fará uma distinção entre Psicologia, Psicanálise, Psiquiatria.


Veja o vídeo


Nós da ExpressaMente estamos disponíveis para melhor orientar essas escolhas, não fique com dúvidas!